domingo, 24 de janeiro de 2010

As Fotomicrografias de Snowflake



Fotomicrografia original de Wilson A Bentley

No século XIX, quando contava com 19 anos, Wilson A Bentley tornou-se pioneiro em fotografar flocos de neve. O fascínio por esse objeto de estudo foi iniciado aos 15, quando ganhou de aniversário um microscópio. Os experimentos fotográficos que daí resultaram, legaram-nos belas imagens antes ocultas ao nossos olhos.
Em 1927, WA Bentley recordou as razões que lhe despertaram para a fotografia:
No microscópio eu descobri nos flocos a beleza de um milagre. Cada floco era uma obra prima de design, nunca repetido. Seria uma pena que aquelas imagens desaparecessem, sem ficar delas qualquer registro para que outros vissem e apreciassem aquela beleza.
Para alcançar os resultados que legou a posteridade, WA Bentley fez uma adaptação na câmera fotográfica ao microscópio e desenvolveu a metodologia para registro das imagens em termos de tentativa e erro. Ontem, numa feira de antiguidades em Nova York, dez das cerca de 5000 fotografias que Bentley realizou, foram a leilão com estimativa que alcançasse valor máximo de US$ 4,800. Detalhes sobre a vida e a obra desse jovem extraordinário - que teve acrescido ao nome o termo snowflake, seu objeto de estudo -, podem ser acessadas aqui.

Nenhum comentário: