domingo, 10 de janeiro de 2010

Duas Questões de Respeito

Heraclídes Cesar de Souza-Araujo foi um pesquisador brasileiro, dedicado a pesquisa da Hanseníase no século XX. Em 1958, quatro anos antes de falecer, publicou quinhentos exemplares de uma brochura ilustrada, que pretendia informar a sua produção científica e alguns aspectos biográficos relativos a sua origem familiar e a evolução acadêmica*.
O que espanta na leitura da última página do ensaio biobibliográfico, é sabermos que nossos cientistas durante boa parte do século XX, pagavam do bolso as despesas das viagens internacionais, maioria delas sem apoio oficial que fosse digno de nota, a despeito de todas elas serem de interesse para o estado e a ciência brasileira. Assim registra o autor a situação que hoje felizmente mudou, na medida em que a política de ciência e tecnologia foi adquirindo estatuto de política de estado:
O meu caso não é único: muitos outros cientistas só tem tomado parte em Congressos Internacionais por conta própria. Entretanto os parlamentares, os políticos e os militares viajam com suas famílias por conta do Tesouro Público e ainda levam milhares de dólares de ajudas de custo, ou pelo menos ao câmbio oficial.
Esta desigualdade é flagrante e odiosa!
Em 1922, Heraclíde César de Souza-Araújo foi nomeado no extinto Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), para organizar e chefiar o Serviço de Profilaxia Rural do Pará, onde permaneceu até 1924. A experiência do cientista na Amazônia resultou num clássico da história da saúde pública brasileira: A Prophylaxia Rural no Estado do Pará. Pará-Belém. Typ. da Livraria Gyllet, 1922. 2 vs. Foi associado a inúmeras sociedades profissionais, dentre as quais da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará em 1921. Foi o fundador do pioneiro Lazarópolis do Prata, prática reconhecida pela ciência de sua época, mas que ainda hoje, inaceitável e anacrônica, persiste no município de Marituba, nos arredores de Belém, reunindo famílias de pacientes, curados e em tratamento, que excluídos pelo duplo estigma da pobreza e da doença sempre estarão a mercê de interesses eleitoreiros, quando à época e na oportunidade de jogarem-se as humilhantes tarrafas para recolher os votos da miséria humana.
*Bio-bibliografia/ do Professor/ Heraclídes Cesar de Souza-Araujo. Rio de Janeiro. Grafica Milone Ltda. 1958. 88 p.

Nenhum comentário: