sexta-feira, 6 de abril de 2012

Linhas e Horizontes de uma Sexta-Feira Santa

Luminosa manhã
Para que tanta luz?
Dá-me um pouco de céu
Mas não tanto azul
Dá-me um pouco de festa não esta
Que é demais pra os meus anseios 

(Luiz Bonfá: Canção da Manhã Feliz)

Brasília, capital da federação brasileira, é uma cidade projetada por Oscar Niemayer e Lúcio Costa.  os princípios modernistas da sua fundação, há cincoenta anos atrás, são hoje desafiados por um conjunto de problemas: como ter superado em quase 5 vezes a projeção de contar com  população de 600 mil habitantes nos princípios do século XXI.
Mas eu sou um grande admirador dos horizontes de Brasília,  emoldurados por seus belíssimos céus de nascente a poente, pelas linhas geométricas que dão corpo aos seus monumentos, traçados e edifícios oficiais, que fazem com que a cidade tenha sempre uma perspectiva que o olhar do transeunte seduz.
Na manhã dessa Sexta-Feira da Paixão, tive uma experiência dessas. Eu saí para encontrar quem me vendesse uns temperos, mas os super-mercados estavam fechados por conta do feriado nacional. Encontrei então uma quitanda metida à besta, que me vendeu o que eu precisava pelos olhos da cara. E daí não dei à conta salgada chance de me aborrecer, pois seria afinal injusto - quase pecado que estragaria a belíssima manhã que nos iluminava a todos, magnífica.
Vejam a seguir as fotos que dizem melhor do que estas minhas inúteis palavras de antes...
1. Dos excessos no projeto magnífico do Tribunal Superior Eleitoral, declinados na cerquinha kitsch verde-oliva e nos iglús ao modo de cópia patética - pela posição e dimensão acanhadas - das conchas camerais do Congresso Nacional.

High Court of Electoral Justice


2. Do perfeito encontro de gênios: O Meteoro (Bruno Giorgi) no Palácio do Itamaty ( Oscar Niemyer)

Meteor


3. E do Congresso Nacional: Da essencialidade da geometria ao confronto com as tortuosidades adaptativas da vegetação no serrado brasileiro, chega-se à transição do homo faber colonial para o homo tecnologicus, que, a partir das incertezas vividas na Guerra Fria, pretendeu que fossemos mensageiros portadores de futuro, no altiplano brasileiro.

  The National Congress of Brazil
The National Congress of Brazil

Nenhum comentário: