terça-feira, 24 de abril de 2012

Economia É Causa para Aumento da Malária

Escreveram que o aumento mundial dos casos de malária estaria relacionado ao aquecimento global. Eu particularmente descri dessa afirmação reducionista para o fato. Hoje vi confirmada minhas suspeitas com a publicação de artigo no Malaria Journal, assinado por uma equipe de pesquisadores norte-americanos. 
O estudo é uma revisão sistemática da literatura científica mundial, de artigos publicados em inglês, francês e espanhol sobre as causas da recrudescência da malária. Os revisores identificaram cerca de 75 episódios em 80 anos de revisão da literatura, em diferentes partes do planeta. 
A conclusão foi de uma clareza absoluta e serve de evidência para o fortalecimento da gestão do combate à malária: 
  • 91% dos episódios de ressurgência registrados na literatura mundial foram relacionados ao enfraquecimento dos programas de prevenção e controle da malária, principalmente por  restrições de financiamento. 
  • 50% desses episódios foram atribuídos ao aumento do potencial para a transmissão da malária.
  • 30% foram relacionados ao mosquito transmissor ou a resistência do Plasmodium a medicamentos.
************
O artigo Malaria Resurgence: A systematic review and assessment of its cause (Ressurgência da Malária: Uma Revisão Sistemática e Avaliação de suas Causas) tem acesso livre no Malaria Journal desta semana.

Nenhum comentário: