domingo, 2 de maio de 2010

Os Vulcões Brasileiros


















Ilha de Trindade, costa brasileira, Atlântico Sul. Autor anônimo.

Disse um poeta que o Brasil é uma terra abençoada por Deus e bonito por natureza. Lirismos à parte, de fato, no quesito vulcões e suas erupções temos enorme vantagem comparativa em relação a outros países.
A Ilha de Trinidade e outras ilhotas satélites está situada a 1.100 km da plataforma continental brasileira, próximo ao estado do Espírito Santo, e é considerada um vulcão sem atividade. As pequenas ilhas representam o território brasileiro mais afastado do continente com importância militar e científica devido a sua proximidade da fossa oceânica, que é sítio de instabilidade geológica para atrito de placas tectônicas e atividade vulcânica .
No final do século XIX, com objetivo de garantir sua supremacia no Atlântico Sul, a Inglaterra ocupou-a e tentou se apropriar do pequeno arquipélago, mas foi dissuadida pela pronta intervenção diplomática do Brasil sob a liderança do extraordinário Barão do Rio Branco.
Hoje a ilha é sede do Posto de Observação Oceanográfica, onde trabalham cerca de 32 militares da Marinha de Guerra do Brasil, especializados na coleta de dados maregráficos, sismológicos e meteorológicos naquela região. No arquipélago existem 5 vulcões acima da linha dágua oceânica. A última erupção contudo aconteceu há 50 mil anos.
Tal qual acontece nos terremotos, a ciência ainda não consegue estabelecer com exatidão quando um vulcão voltará a atividade, ou se irá extinguir-se em definitivo.

2 comentários:

Cinthia Medeiros disse...

Oi, Itajaí! prazer enorme te ver por aqui. Parabéns pelas postagens criativas. Obrigada pela lembrança.

Abraço.

Itajaí disse...

Oi, Cinthia! Quanto tempo! Obrigado pela visita. Não descuide de publicar.