terça-feira, 25 de maio de 2010

No Salão Hillary Faz a Alegria do Maestro


Presidente Eisenhower despede-se da presidência (1961)

Dizem que nada melhor que uma guerra para por de pé uma economia industrial em crise. A dedicação da secretaria de estado Hillary Clinton em fazer naufragar o Acordo Diplomático Turquia-Irã, mediado pelo governo brasileiro, tem uma única razão que apenas a mídia brasileira parece desconhecer como fosse querubim, daqueles cacheados e gordinhos que inofensivos assistem missas nas igrejas barrocas brasileiras.
A razão da Sra. Clinton para ensaiar uma valsa antipática à diplomacia estão explícitas aqui e aqui. Causa idêntica a que o general Eisenhower se referiu em seu famoso discurso de despedida da Casa Branca, quando a descreveu como potencial risco aos valores democráticos do pais se os objetivos de mercado do complexo industrial militar se confundissem com os objetivos dos governos, e vice e versa, fossem eles de responsabilidade de democratas ou de republicanos.

Atualizando com base no discurso do presidente Lula, por ocasião da cerimônia de abertura da IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (27/05/2010): O acordo assinado não difere daquele que a AIEA havia proposto e o Irã vinha se recusando ratificar. Mesmo assim os cascos da cavalaria se fazem ouvir cada vez mais próximos...

Nenhum comentário: