quarta-feira, 19 de maio de 2010

Enfisema: Prevenir É o Melhor Remédio

O Receptor Mamífero para Rapamicina – mTOR – é uma proteína do tipo quinase relacionada ao funcionamento das células. O mTOR está associado à regulação do crescimento e da proliferação celular, à síntese de proteínas orgânicas e ao equilíbrio de radicais livres, substâncias altamente lesivas às funções celulares. Além dessas propriedades, estudos científicos demonstram também que o mTOR funciona desregulado em várias doenças, como alguns cânceres. O conhecimento das sempre crescentes funções dessa proteína-kinase constitui fronteira do conhecimento científico para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos inovadores.

Em 16 de maio, nesta semana, a Nature Medicine * publicou artigo que descreve uma outra função da mTOR associada aos mecanismos de lesão que levam ao enfisema pulmonar, uma doença incapacitante e terminal que afeta a 15-20% da população de fumantes. O estudo demonstra que a inibição da mTOR pela molécula Rt801 leva ao acúmulo de radicais livres intracelular, enquanto ao mesmo tempo ela ativa outra molécula que dispara sinais químicos para o estabelecimento de um processo inflamatório que no longo prazo termina por promover o desarranjo da arquitetura dos tecidos alveolares.

As evidências experimentais demonstram que a fumaça do cigarro está correlacionada a maior produção da molécula Rt801 nas células alveolares, demonstrando a função crucial que a molécula possui para o desenvolvimento do enfisema pulmonar experimental. O achado também é consistente com o fato de que a inibição do mTOR pela Rapamicina está associada ao desenvolvimento de processo inflamatório. Os pesquisadores pretendem agora prosseguir as pesquisas em primatas não humanos, passo fundamental para confirmar os achados em ratos e, certamente, iniciar as pesquisas farmacêuticas que tenham por objetivo desenvolver uma molécula que bloqueie a Rt801 e assim tratar o enfisema pulmonar e talvez a bronquite crônica.

Está claro que a evolução tecnológica é o que todos almejamos na medicina, mas, para mim, tão mais claro e desejável é a necessidade das autoridades públicas de saúde continuarem o investimento em educação e em medidas legais que reduzam a influência da indústria tabageira sobre a sociedade, especialmente entre os jovens. O desenvolvimento de um medicamento inibidor da Rt801 sem dúvida é importante, mas jamais pode representar um estímulo ao tabagismo sem riscos.

* Rtp801, a suppressor of mTOR signaling, is an essential mediator of cigarette smoke–induced pulmonary injury and emphysema.

Nenhum comentário: