quinta-feira, 6 de maio de 2010

Areias Betuminosas Sob Acusação


























James Cameron continua em cartaz no lado de baixo do Equador, agora acompanhado do talento e da beleza das pernas da atriz Sigourney Weaver. Entretanto, quando o assunto é o petróleo betuminoso no Canadá e a sua correspondente agressão ao meio ambiente, o diretor canadense faz cara de paisagem, esteja só ou acompanhado.
Também, como é dito no Norte, o porco não se esfrega em pupunheira*. Por ser garoto tão esperto quanto nossos caboclos, Cameron sabe que falar sério com o cartel do petróleo não é um passeio em país tropical: é arrumar inimigo poderoso para o resto da vida.
Caravana Roliúde** a parte, Le Monde Diplomatique pauta o dano ambiental provocado pela economia do petróleo no Canadá, demonstrando que o assunto está na ordem do dia tanto quanto Belo Monte, o projeto da hidrelétrica brasileira no Pará que o diretor de Avatar faz de cavalo de batalha; ou melhor, de pano de fundo para garantir mídia e platéia para o seu caríssimo filme de ficção científica.
Como leio no primeiro parágrafo da matéria publicada no jornal francês:
Enquanto o derramamento de 800 mil litros de óleo chamam atenção do mundo, em outros lugares problemas ambientais relacionados ao petróleo são tratados com indiferença. Como em Alberta, no Canadá, onde o dano ambiental da extração de petróleo das areias betuminosas e do seu necessário refinamento corresponde a um desastre por ano, na medida do que aconteceu no Golfo do México.

*Dito popular sobre prudência e esperteza. A pupunheira (B. gasipaes) é especie vegetal nativa da flora da América Central e Amazônia, conhecida pela excelência de seu fruto, a pupunha, muito apreciada na culinária regional. A palmeira de porte magnífico tem o caule coberto de espinhos (v. foto), que podem alcançar até 7 cm de comprimento. Possui perfil econômico sustentável para a indústria do palmito
** Se Cacá Diegues criou a Caravana Rolidai no filme Bye-bye Brazil, por que não vermos na dobradinha Cameron-Weaver a Caravana Roliúde? Data venia o filme de Diegues ser uma das mais sérias leituras cinematográficas já feitas sobre o Brasil.

Nenhum comentário: