quarta-feira, 5 de maio de 2010

Science: Saúde de Cuba É Reconhecida

Os EUA sempre tiveram um sistema de saúde caro, ineficiente e excludente. Quando o presidente Obama assumiu a Casa Branca haviam, salvo engano, mais de 40 milhões de norte-americanos a margem ou parcialmente cobertos pelos poderosos planos privados de saúde. Como o acesso ao cuidado em saúde é mediado financeiramente, distorções, brechas e iniquidades foram se acumulando na medida em que oscilava a oferta de emprego, o envelhecimento populacional e a incorporação de inovações tecnológicas de alto custo.
Motivado politica e moralmente, Obama foi ao Congresso e aprovou o plano que pretende melhorar a efetividade do sistema de saúde dos EUA. A batalha foi dura e o presidente não saiu de lá com o plano que desejava, mas com aquele que foi possível aprovar. Mas, sem dúvida obteve um resultado meritório a ponto do mais notável crítico cubano dos EUA, Fidel Castro, vir a público e elogiar o esforço do presidente democrata em favor de quem por não ter como pagar os melhores planos de saúde, tem diferentes chances para acessar níveis assistenciais.
Na semana passada a prestigiada revista Science publicou artigo que aborda de forma clara e objetiva as conquistas do governo cubano na área da saúde, mesmo com o país constrangido pelo bloqueio econômico norte-americano, que dura 50 anos. E assinala quantas lições existem ali, úteis para a construção nos EUA de um sistema de saúde mais justo e eficiente. O original inglês está disponível na Science. A tradução em espanhol aqui, na página Cubadebate.

Nenhum comentário: