sexta-feira, 23 de março de 2012

Palavras (de Pouca Valia) para Levar ao Mercado

Nesses tempos em que muito se edita e do manancial do mercado, sedento e avantajado, abundam facilidades de riqueza e a insubsistência das obras, deixando-nos a impressão de que vivemos um certo cansaço civilizatório mediado pelo imperativo da mais valia, cabe-nos refletir sobre o que foi registrado na história da modernidade:

Meu fácil me enfada. 
Meu difícil me guia. 
Quase todos os livros que eu estimo e absolutamente todos 
os que me serviram para alguma coisa são difíceis de ler.
(Paul Valéry, Cahiers)

La beauté, "A Beleza é difícil, Yeats", disse Aubrey Beardsley, 
Quando Yeats lhe perguntou porque ele desenhava horrores
(Ezra Pound, Canto LXXX)

Grande parte de minha música a partir de 1974
é extremamente difícil de tocas.
A superação das dificuldades.
Fazer o impossível.
(John Cage, The Future of Music, 1979).

****

Citações retiradas de HOPKINS/ A Beleza Difícil, de Augusto de Campos (Perspectiva,1997).

Nenhum comentário: