terça-feira, 22 de junho de 2010

Escândalo Abala o SUS de São Paulo

Uma tempestade se abate sobre a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O vazamento do relatório da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS, expõe problemas graves que arrastam-se insolúveis nos 15 anos de governos estaduais sucessivos da aliança DEM-PSDB e questionam a competência do tucano José Serra, ex-governador do estado e atual candidato à sucessão do presidente Lula .
Para quem fez fama como o bom ministro da saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso, as conclusões do relatório são um vexame escancarado. Para o povo, o maior prejudicado, o alarido nas manchetes dos principais jornais paulistas apenas confirma os sofrimentos passados no cotidiano da rede de saúde pública.
Contudo, ainda que faltem pesquisas do tipo em outras unidades da federação, podemos arriscar e dizer que a situação paulista se reproduz em tantas outras secretarias de estado, de grandes municípios e de capitais brasileiras. Claramente o que assistimos é um grave questionamento sobre o modelo e a prática de gestão do Sistema Único de Saúde, que, no âmbito de uma acertada descentralização, sofre com uma procissão de incompetências administrativas e políticas que termina no afronta ao direito à vida, como é o caso desta outra notícia publicada a distância de 3.000 quilômetros do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: