quinta-feira, 3 de junho de 2010

O Haqueamento da Criptografia Quântica



























Édipo e a Esfinge (Gustave Moreau, 1864)

A criptografia quântica foi criada com base no princípio de que é impossível obter uma cópia de informação em estado quântico, sem que a violação derive um transtorno agudo na integridade do sistema e a simultânea correção das chaves que preservam a segurança do acesso à informação. Por essas razões o modelo quântico de criptografia tem sido considerado por muitos pesquisadores como barreira intransponível e necessária a segurança de sistemas com requesitos de confidencialidade extraordinários.
Entretanto a história ensina que segredos não têm selos inquebráveis. A inteligência que um dia lhes dá lógica e dinâmica será a mesma que em algum momento os decifrará, quando dialeticamente diferentes vetores de interesse no saber se confrontarem e demonstrarem que o que antes parecia tão sólido em seguida se desmanchará e transmudará em novo conhecimento e aplicações. Aconteceu assim, por exemplo, com o sistema alemão de comunicação Enigma, criptografia clássica decifrada por completo pelo serviço de inteligência inglês na Segunda Guerra Mundial, permitindo que os aliados soubessem das operações militares nazistas quase que simultaneamente ao momento em que as ordens eram transmitidas de Berlim.
Portanto a superação de estados do conhecimento anima a porfia que faz com que a ciência e seus produtos atendam permanentemente aos desejos humanos de alcançar níveis mais avançados de desenvolvimento na sociedade. É o que representa o feito do físico Hong Kwong-Lo e colegas da Universidade de Toronto, no Canadá, que pela primeira vez haquearam por completo um sistema comercializado pela empresa suíça ID Quantique (IDQ), trabalhando em nível subliminar para que a perturbação gerada na integridade do sistema fosse confundida como ruído aceitável pela vigilância da segurança. A experiência foi conduzida em nível standard para teste de segurança do produto. A despeito do sucesso obtido pelos pesquisadores a criptografia quântica ainda permanece como o padrão ouro de codificação segura da informação. Os detalhes do experirmento de Kwong-Lo e cols. está disponível para livre acesso.

Nenhum comentário: