sábado, 10 de abril de 2010

A Segregação Econômica em Saúde

Acessar serviços de saúde constitui um dos fundamentos da boa saúde pública. A garantia do acesso aos atos relativos à prevenção, ao tratamento e à recuperação dos agravos tem consequências diretas na eficácia dos tratamentos, na evolução das doenças, na morte e no morrer.
Estudo publicado em 6 de abril do corrente, no Journal of National Cancer Institute, conclui que a maior incidência e mortalidade por cancer cólon-retal na população norte-americana afro-descendente está relacionada a diferenças na utilização de serviços de saúde e menos à Biologia.
Embora o estudo não tenha o objetivo de esclarecer as causas que interferem para que brancos tenham melhor acesso a cuidados de saúde do que negros, infere-se que o fator econômico represente papel importante nesse processo, especialmente quando é considerado que a quase totalidade do sistema de saúde norte-americano se organiza de forma privativa, com acesso mediado por meio da contratualização de planos de saúde. O estudo acompanhou mais de 60 mil pessoas e a síntese dele está aqui.

Nenhum comentário: