O mercado de medicamentos genéricos teve o maior crescimento semestral registrado pelo setor desde 2003 ao crescer 34,1% em volume, frente ao mesmo período de 2009.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), foram comercializadas no período 200 milhões de unidades, contra 149,4 milhões nos seis primeiros meses de 2009, o que gerou vendas de R$ 2,8 bilhões, alta de 38,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com o resultado, a participação de mercado dos genéricos avançou, fechando o primeiro semestre de 2010 com 20,5% de market share (em unidades), 2,5 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado (18%).
Pelo critério valor, os genéricos encerraram o semestre com 16,5% de market share (em dólares), contra 14,5% registrado em igual período do ano anterior.
De acordo com o presidente da Pró Genéricos, Odnir Finotti, o crescimento das vendas reflete o bom momento econômico com o aumento da renda, do consumo e do acesso, o que deve levar o setor a fechar o ano com crescimento superior a 30%, acima dos 20% e 25% previstos no início do ano.
De acordo com a Pró Genéricos, desde que surgiram os primeiros genéricos no mercado, em 2001, os consumidores brasileiros já economizaram cerca de R$ 15 bilhões por substituição de produtos de marca pelos genéricos, que custam, em média, 50% a menos que os medicamentos de referência.
(Tatiana Schnoor | Valor: 03/08/2010)
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