terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Doença de Alzheimer no Mundo

Este mê realiza-se a semana de luta contra o Alzheimer, doença neurológica marcada pelo desenvolvimento de demência progressiva e incapacitante. O panorama mundial é preocupante e as causas da enfermidade são ainda motivo de investigação e debates entre os pesquisadores.
Na agência de notícias EurekAlert foi publicado interessante artigo sobre a situação do Alzheimer no mundo, do qual extrai o seguinte trecho:

Os custos mundiais de demência poderá ultrapassar 1% do PIB global em 2010, isto é, U$ 604.000.000.000.

* Se o custo global utilizado no cuidado com a demência fosse relacionado a um país, esse seria a 18a. maior economia do mundo. Se fosse uma empresa, seria a maior do mundo com receita anual superior ao Wal-Mart (E.U. 414,000 milhões dólares) e a Exxon Mobil (E.U. 311.000 milhões dólares).

* O número de pessoas com demência vai dobrar até 2030, e mais que triplicará até 2050.

* Os custos de cuidar de pessoas com demência devem subir ainda mais rápido do que a prevalência (número de casos diagnósticados no espaço temporal), especialmente no mundo em desenvolvimento.

* Relatórios de vários países, como do Reino Unido, sugerem que a demência é uma das doenças mais caras da atualidade e os recursos financeiros para investigação ainda estão em nível muito aquém do necessário.

O texto publicado no EurekAlert está disponível para leitura aqui.

Nenhum comentário: