terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Os Desafios de João Falcão

Recebo ainda com o calor dos prelos o livro de memórias do Dr. João Falcão, homem de letras jornalísticas e de ação política, que é parte da história da Bahia. Sobre Valeu a Pena (Desafios de Minha Vida), editado pela Fundação Astrojildo Pereira e Ponto e Vírgula Publicações, duplico aqui o que escrevi certa feita sobre a obra do Autor, que por sua vez, no exercício de inestimável generosidade, inscreveu-a na contracapa de suas memórias a exemplo de comentário:

João Falcão merece referência entre nossos melhores escritores, seja porque possui o estilo cativante, com apreço pelo vernáculo, seja porque nos conta sua história de par com a história política e social da Bahia e do Brasil, sujeitando a biografia incomum à memória de seu tempo.
Nesse sentido, em literatura, a impressão que tenho é a de que João Falcão faz boa companhia a Pedro Nava e Stephan Zweig, nomes que li e tenho em boa conta no exercício da memorialística.

Aos que se interessarem pela História do Brasil, e em especial sobre a História do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tem-se aqui um exemplo formidável para estudos, valorizadíssimo por sabemos que as informações sobre o assunto foram e estão encobertas pelo silêncio do cinismo repressor, o que agrava o necessário efêmero a que estavam obrigadas as comunicações no âmbito de um partido político, que funcionou e sobreviveu a maior parte de sua existência na clandestinidade de duas longas ditaduras.

Nenhum comentário: