quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Indômita, a Natureza Inova


Ninho da Asa-Branca. Foto de Johan Dalga Frisch
Hoje noticiaram um dos mais emblemáticos exemplos de impacto ambiental no comportamento animal. No município paulista de Atibaia, um pombo asa-branca construiu o seu ninho com clipes, fios elétricos e arames que colheu em construções próximas. Segundo o ornitólogo Johan Dalga Frisch é o primeiro caso registrado desse comportamento no Brasil.
O fato está intimamente relacionado às distorções assumidas pelo paisagismo urbano: os que embelezam os jardins das casas e das praças preferem plantas que não sejam caducas, para que não seja necessário recolher folhas e gravetos. O pragmatismo de nossos paisagistas acarreta uma praga à vida dos pássaros, ao serem obrigados a buscar alternativas para garantir a reprodução espécie.
Sabemos, contudo, que a capacidade adaptativa dos seres vivos não é ilimitada, nem tão pouco igual para todas as espécies. Chegamos assim a mais importante pergunta sobre o assunto: Quantos pássaros não fazem a postura por indisponibilidade de material natural para construção de seus ninhos, comprometendo assim de modo irremediável o processo reprodutivo?

Nenhum comentário: