sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A Descida de Monteiro Lobato ao Inferno



Manchas brancas são casas. Manchas marrons vacas. Meu tio, certa vez, dirigiu devagar por uma estrada de velocidade, a 64 Km/hora. Eles os encarceraram por dois dias.*
"Fahrenheit 451", de Ray Bradbury.

Ela chegou simpática como de costume. Tem nove anos. Acompanha, nas férias, a mãe que presta serviço de limpeza como diarista. São evangélicos.
A menina vem pelo temor da mãe em deixa-la só, pois vivem em lugar violento na periferia da cidade. Aqui, fica assistindo  televisão ou brinca com as cadelas, enquanto a mãe limpa a casa. É muito inteligente, dona de incrível facilidade para estabelecer diálogos inusitados.
Desta vez, resolveu mudar sua distração e pediu a minha esposa um livro para ler. Nossa casa tem uma biblioteca bem indisciplinada com uns 1200 títulos, e escassos são os  de temática infantil.
Seguiu-se o diálogo ...
- Você já assistiu o "Sítio do Pica Pau Amarelo"?
- Vi alguma coisa na tv ...
- Veja se este livro lhe interessa. Foi escrito pelo mesmo autor do Sítio, é de Monteiro Lobato
- Tá bom, vou ler.
Alguns minutos depois ela volta e devolve o livro, há pouco emprestado.
- Obrigado, mas não é de Deus.
No final do dia escreveu um bilhete de duas linhas, com palavras de agradecimento pelo tempo que passou conosco. A caligrafia e a gramática lembravam as de uma criança em pré-alfabetização.
Este é o Brasil que vai pra frente. "Agora vai", asseguram os que acreditam.
================
* "White blurs are houses. Brown blurs are cows. My uncle drove slowly on a highway once. He drove forty miles an hour and they jailed him for two days."

Nenhum comentário: