quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Segundo MONICA, Ter Coxão É Bom

O projeto de pesquisa MONICA (monitoramento de tendência e determinantes de doença cardiovascular) acompanhou durante dez anos a saúde de 1436 homens e 1380 mulheres dinarmaquesas , para identificar relações entre circunferência da coxa, doença cardiovascular, doença coronariana e a mortalidade geral. Em 1997 e 1998 o grupo foi avaliado quanto a altura, peso, circunferência da coxa, quadris, cintura e composição corporal.
A conclusão do estudo, divulgado esta semana no The British Medical Journal, foi de que existe evidência científica que demonstra haver relação entre circunferência de coxa abaixo de 60 cm e maior incidência de doença cardiovascular em geral ou para morte prematura.
Os resultados foram todos rigorosamente avaliados do ponto de vista estatístico e vem ao encontro de conclusões observadas em outros estudos com respeito ao valor dessa musculatura para a saúde: a existência de relação entre massa muscular dos membros inferiores e diabetes tipo II, ou o fato de que a medida da coxa por exames de imagem podem ser melhor que o índice de massa corporal para o prognóstico da evolução da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A conclusões de MONICA representam também excelente evidência para a importância de adortar-se estilos de vida saudáveis. Para leitura completa do artigo publicado no BMJ, clique aqui.

Nenhum comentário: