terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Propósito do Aniversário de São Paulo

Hoje a cidade de São Paulo completa anos, contados a partir de seu nucleamento na missão jesuíta, sob as lideranças dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Transcorreram desde então 457 anos de uma história marcada pelo sucesso político, econômico e cultural, para a qual concorreram contribuições de gerações brasileiros, inclusive daqueles incorporados à nacionalidade pela política de emigração inaugurada no império de Dom Pedro II.
Sabemos que, durante o Império, e nos primeiros anos da República Velha que selaram a decadência mortal da economia gomífera na Amazônia, a borracha esteve entre as principais commodities que sustentaram o desenvolvimento voltado para os estados do sudeste e sul brasileiros. Entretanto, para o Pará e o Amazonas, descartadas as melhorias urbanas levadas em Belém e Manaus com recursos próprios dos governantes locais, a maior parte da riqueza originada das exportações do látex foi apropriada de forma unidirecional pelo governo central e aplicados na sustentabilidade do projeto de desenvolvimento e fortalecimento econômico dos estados sulistas.
Em diversas trechos de A Borracha na Amazônia: Expansão e Decadência (1850-1920), Bárbara Weinstein descreve com precisão dramática o problema :
De maior importância ainda, na área financeira, era que quase toda a receita ia para o governo central, restando ao Pará apenas a receita proveniente de impostos de exportação arrecadados localmente. (...) Quanto ao comércio internacional, desde 1898 a borracha respondia por pelo menos 20% do valor total das exportações brasileiras, atinjindo, em 1910, 40% (em comparação com 41% do café).
No início da década de 1870, o Império ganhava entre 4.500 e 5000 contos por ano com o comércio da Amazônia, ao passo que a receita da província mal atingia uma terça parte disso. (...) A corte se mostrava mais interessada em financiar assentamentos de imigrantes no Extremo-Sul, onde, reconhecidamente, as colônias européias teriam mais probabilidade de prosperar do que na longínqua e tórrida Amazônia.
Que, ao comemorarmos com orgulho o aniversário de fundação da cidade de São Paulo, façamos uma breve, mas necessária reflexão sobre a urgência de um projeto sustentável de desenvolvimento nacional, que dê conta do passivo das diferenças regionais tão presentes em nosso cotidiano ainda hoje, com notável impacto na pesquisa, no desenvolvimento e na inovação científicas.

Nenhum comentário: