sábado, 4 de dezembro de 2010

Queiram ou Não, Lula É o Cara

















O Latinobarômetro realizou pesquisa com 19 mil pessoas, em 18 países latino-americanos, para avaliar a democracia no continente e definir quem seriam os líderes mais bem avaliados por suas trajetórias políticas.
Daniel Ortega (Nicarágua), Hugo Chávez (Venezuela) e Fidel Castro (Cuba) tiraram nota vermelha, enquanto Lula e Obama confirmaram suas lideranças, ambas melhores avaliadas e a frente das obtidas pelo rei Juan Carlos e o primeiro-ministro espanhol Zapatero, por igual incluídos na enquete como contra-pontos.
A ONG avaliou também o regime democrático no continente. Uruguai, Chile e Costa Rica foram os países em que os entrevistados tiveram as melhores impressões. Nesse quesito, o Brasil ficou em quinto lugar, empatado com a Venezuela, decerto - não o diz a pesquisa - pelo contraste entre riqueza nacional e desigualdade social, tão absurdamente agudas nos dois países.
Por fim, cabe destacar, apenas 30% do total de latino-americanos entrevistados reconheceram que proteção social, solidariedade com os pobres, oportunidades de trabalho e proteção contra o crime estavam garantidas em seus países. Pois então é isso.

Nenhum comentário: