sábado, 12 de novembro de 2011

O Passeio do Besouro Entimus

Entimus Beetle in a Bougainville branch by Itajai de Albuquerque
Entimus Beetle in a Bougainville branch, a photo by Itajai de Albuquerque on Flickr.

No finalzinho da tarde desse sábado, brasilianamente ensolarado, quando molhava as plantas na minha sacada, dei com um visitante diferente. Um besourinho que parecia fantasiado para o Carnaval, no tempo em que ainda haviam bailes à fantasia na altura dessa descrição.
Claro que montei a velha Nikon D-40 e fui observá-lo mais de perto. Tratava-se de um besouro bem blasé - ou seria uma besoura? Até fez uma paradinha para tomar quem sabe um pouquinho d'água.
Na internete busquei saber o nome e o sobrenome do visitante, e penso que a identidade se aproxima bastante de um espécime do gênero Entimus. O esclarecimento dessa dúvida caberá aos entomólogos, que acaso por distração dêem uma passadinha aqui, no blog.
O fato é que hoje, no planeta, os besouros estão entre as espécies ameaçadas de extinção. O risco se deve às mudanças provocadas em seu habitat natural, que são as florestas.
Não se sabe ao certo quantas espécies desses insetos existem no mundo, nem tão pouco qual a exata função que desempenham no ecosistema terrestre. Mas que eles teem uma ou algumas nem se pode duvidar! Afinal, falta de evidência científica não significa ausência de evidência. Novas perguntas ou reinquirições são o combustível da ciência.

4 comentários:

Adelina Braglia disse...

Boa noite, Itajay:

minha familiaridade com a entomologia é semelhante à que tenho com a astrofísica e afins: zero. Assim, não tenho como colaborar na genealogia (será isso?) desse rapaz (moça?).

Mas, resolvi, assim mesmo, sem nenhuma contribuição, dizer duas coisas:

1 - que bonita a foto e o astro dela.

2 - Um abraço pra você,

Itajaí disse...

Obrigado, Adelina. Grande abraço.

Carlos Barretto  disse...

Belíssima macro!

Itajaí disse...

Caríssimo, meus votos de um Natal com saúde e paz, junto com os teus. Obrigado pelo generoso estímulo.