domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Discurso Sanitário Pré-68



Na década de 60, a Editora Civilização Brasileira, sob a direção de Álvaro Vieira Pinto e de Ênio da Silveira, editou a coleção Cadernos do Povo Brasileiro. Este que aqui resgatamos para os leitores do Vôo de Galinha - De que morre o nosso povo? - foi escrito por Aguinaldo N. Marques, tendo como autor da capa o genial artista gráfico Eugênio Hirsch. A tiragem ia a mancheia em centenas de milhares como revela a contracapa desse décimo sexto volume da coleção.
Transcreve-se aqui a exemplo de conteúdo suas primeiras páginas, que a despeito do golpe militar de 64 até hoje é válido, especialmente quando hoje a Organização Mundial da Saúde discute os determinantes sociais da saúde como fator crucial para a compreensão da equidade e das iniquidades em saúde:
É comum ouvirmos declarações como estas; "vamos acabar com as verminoses'; "vamos acabar com a fome"; "vamos acabar com a paralisia infantil", como se esses estados mórbidos existissem sozinhos, sem relação com o resto dos problemas humanos da mais variada natureza, sobretudo econômicos e sociais, ou como se fosse possível, resolvendo aqueles, resolver todos os demais.
Quando, por exemplo, se promove uma festa de caridade para ajudar um orfanato, um hospital, uma maternidade, vários erros estão sendo cometidos: 1o.) não é com medidas simplórias - e este é o principal engano - e isoladas que problemas de tamanha gravidade vão ser resolvidos; 2o.) entorpecimento dos interessados, dando-lhes a impressão de que por estes meios os seus problemas serão resolvidos; 3o.) não há a menor intenção, de parte dos promotores e participantes de tais ofertas, em resolver aqueles problemas; 4o.) faz-se larga exibição de intenções hipócritas, facilmente identificáveis; 5o.) humilha-se os pobres , mediante o expediente de lhes dar como esmola aquilo que, afinal de contas, é de seu direito.
Quanto ao autor, médico e professor universitário, manteve a militância política e a produção literária, ainda que infelizmente não se tenha dele qualquer notícia mais atual. Além dessa plaquete, Aguinaldo N. Marques foi autor de outras obras conforme resgatam as listagens dos sebos: Fundamentos do Nacionalismo (1960), Infancia no Brasil em Transformação (1973), Pediatria Social (1986), Origens e Trajetórias do Socialismo (1995).

Nenhum comentário: