sábado, 17 de janeiro de 2009

Conduta de Risco

A indústria e o comércio dos produtos de saúde têm sido com freqüência relacionados a abusos éticos e de poder econômico, que estabelecem um risco à segurança dos consumidores ou usuários dos serviços médico-hospitalares e também ao exercício profissional das equipes de saúde. Embora não tenha sido o único, o mais famoso exemplo negativo é o Vioxx, um notório escândalo que além de prejudicar pacientes arranhou de forma indelével a reputação da Food & Drug Administration (FDA), o orgão federal norte-americano responsável pela regulação dos produtos de saúde entronizados no mercado do país. A ocorrência de fatos como esses tanto podem ser apresentados como fator de risco para a saúde quanto como um determinante social da saúde, a vista de terem origem na fragilização da competência gestora do estado.
Para quem tem interesse neste e noutros capítulos nada meritórios do complexo industrial da saúde fica a sugestão de uma lista blockbuster sobre o assunto:
Merrill Goozer. The $800 Million Pill: The Truth Behind the Cost of New Drugs (University of California Press, 2004)
Jerry Avorn. Powerful Medicines: The Benefits, Risks, and Costs of Prescription Drugs(Knopf, 2004) John Abramson. Overdosed America: The Broken Promise of American Medicine (HarperCollins, 2004)
Jerome P. Kassirer. On the Take: How Medicine's Complicity with Big Business Can Endanger Your Health(Oxford University Press, 2004)
No Child Left Different, edited by Sharna Olfman (Praeger, 2006).
Ray Moynihan and Alan Cassels. Selling Sickness: How the World's Bigest Pharmaceutical Companies Are Turning Us All into Patients (Nation Books, 2005).
Márcia Angell. A Verdade Sobre os Laboratórios Farmacêuticos (Record, 2007).

Nenhum comentário: