terça-feira, 7 de outubro de 2008

HIV - Um Vírus Em Permanente Evolução

O vírus da imundodeficiência adquirida, conhecido pela sigla HIV, é um dos mais formidáveis exemplos de seleção natural na atualidade. Segundo pesquisa publicada recentemente a origem do HIV remonta ao início do século XX e possui relações com o processo de urbanização na África. Vírus nascido portanto para a modernidade. Seu potencial de mutação é impressionante, denotando sua vontade de sobreviver às modificações do meio ambiente. Ela é responsável pela desenvolvimento permanente de antiretrovirais (ARV).
Foi para atender a cerca de 1000 pacientes portadores de HIV-resistente aos ARV, que a Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde - CITEC, com base em documento de avaliação encaminhado pelo Programa Nacional de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, recomendou ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a incorporação do ARV - Raltegravir no protocolo clínico de tratamento da doença.
Por fim cabe registrar a menção de que seria atribuído o Prêmio Nobel de Medicina a cientistas franceses descobridores do vírus, descoberta por si cheia de intrigas e merecedora de um post qualquer dia desse.

Nenhum comentário: