quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Degeneração Macular

Número novo do Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias de Saúde - BRATS, com o tema Inibidores da Angiogênese para Tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade. Integrante da equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde, colabora de fato em todos os números do BRATS o farmacêutico Marcus Tolentino. Aqui em PDF.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pará: Obras Científicas Roubadas

Tem sido freqüente a rapina sobre o patrimônio artístico e cultural brasileiro. E ao contrário do que costumamos assistir nos filmes, esse tipo de crime é praticado de forma quase artesanal, pois estimulam a ação a nossa quase indigência de sistemas eletrônicos de segurança que protejam essas obras. O roubo em regra é destinado ao mercado subterrâneo internacional de arte para atender a colecionadores inescrupulosos.
Justiça se faça as polícias não tem dado sossego aos aliciadores, gatunos e receptadores. A ponto de alguns produtos da ação criminosa serem vendidos em mercados de pulgas, quando então são recuperados. As autoridades também tem buscado parceria com agentes do mercado de arte atualizando à leiloeiros, antiquários, sebos e galerias de arte quanto aos roubos ocorridos, prevenindo-os quanto a serem procurados para comerciar as obras subtraídas ao alheio ou ao patrimônio público.
Nessa linha de atender a inadiável requisição de proteger o patrimônio público brasileiro, em 2007 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (Ministério da Cultura) publicou a Instrução Normativa no. 1 que dispõe sobre o cadastro especial dos negociantes de antiguidades, de obras de arte de qualquer natureza, de manuscritos e livros antigos ou raros, que obriga aos cadastrados prestar ao orgão e ao público todas as informações concernentes ao bem comerciável, especialmente no que diz respeito a procedência idônea.
Nada disso contudo tem dissuadido a pilhagem. Na semana passada, em Belém do Pará, a biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi foi assaltada, retirando-se de seu riquíssimo acervo de obras raras os fólios de Spix e Martius, Meriaen, Hernandez, Piso, Pohl, de Murs, Wied-Neuwied, entre outros livros roubados de autoria de viajantes naturalistas. Essas absolutas raridades bibliográficas representam a história do pensamento científico na Amazônia e no Brasil, todas com informações preciosas sobre botânica, zoologia e medicina, como é o caso da Indiae Utriusque Re Naturali et Medica (1658) de Guilherme Piso, cuja página de rosto por sí é uma obra prima de arte tipográfica. Um exemplar perfeito dessa obra alcança no mercado internacional valores tão altos quanto U$15,000,00, e por essa estimativa bem podemos avaliar o tamanho do prejuízo financeiro que os ladrões impuseram ao MPEG.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Eu Observo e Descrevo

























Frei Cristovão de Lisboa viveu entre Portugal e Brasil no século XVII.
A versão completa de sua obra prima foi sepultada nos escombros
do terremoto de Lisboa. Sobrou-nos a parte referente aos animais e plantas,
considerada basilar para a História Natural no Brasil.


O médico italiano Domenico Agostino Vandelli coordenou em Portugal as expedições filosóficas portuguesas, dentre as quais se destaca pelo variedade e rigor de informação científica aquela conduzida por Alexandre Rodrigues Ferreira.
Em comemoração aos 50 anos de fundação, a Financiadora de Pesquisas - FINEP do Ministério de Ciência e Tecnologia co-financiou a publicação de obras exemplares da História Natural do século XVIII, reunidas em caixa com o título O Gabinete de Curiosidades.
Trata-se de edição inédita, fruto de extenso trabalho de pesquisa bibliográfica conduzido em instituições de ensino e pesquisa onde se encontram os originais desse trabalho. Os frutos colhidos foram até agora oito livros, uma exposição e um sítio eletrônico em que os trabalhos serão também disponibilizados.
Integram a caixa Gabinete de Curiosidades os seguintes livros: Dicionário dos termos técnicos de História Natural e Memória sobre a utilidade dos jardins botânicos (Vandelli, 1788), Dissertação sobre plantas do Brasil que podem dar linhos (Manuel Arruda Câmara, 1810), Experiências Aerostáticas (Gazeta de Lisboa), Memória sobre a máquina aerostática (Félix António Castrioto, 1784), Memória sobre a reforma de alambiques (João Manso Pereira, 1798), Lembrança de tripulante a bordo da nau de guerra N. S. de Belém aos amigos curiosos (Frei Manuel da Madre de Deus, 1777), O feliz clima do Brasil (Domingos Alves Branco Muniz Barreto, 1793), Eu observo e descrevo (Francisco Antonio de Sampaio, 1782-1789) e ABC do Gabinete.

Desenvolver É Priorizar

Desde 2003 o governo Lula tem buscado reverter a desigualdade regional em ciência e tecnologia no Brasil. A estratégia adotada foi criar diferencial para acesso a recursos para financiamento de projetos apresentados por pesquisadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sem que para isso incorresse em prejuízo de seleção por mérito, ou na redução de aportes aos centros de pesquisa localizados no sudeste e sul brasileiro, onde historicamente há maior capacidade instalada e produção.
Representam braços efetores dessa diretriz da Política Nacional de Ciência e Tecnologia as chamadas públicas de financiamento conduzidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), a Finaciadora de Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), orgãos de financiamento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
Embora mobilizando recursos para financiamento com menor envergadura, é parte integrante dessa estratégia o Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS, conduzido pela SCTIE e fundações estaduais de amparo à pesquisa ou Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia.
Não tem sido pouco o esforço do governo para modificar o cenário de escassez de recursos de pesquisa sentido pela comunidade científica nas décadas anteriores. Hoje, apenas considerando o fomento vertical do Ministério da Saúde em inovação na área, foram aplicados mais de 70 milhões de dólares para financiamento de projetos tão complexos quanto a pesquisa em células tronco e desenvolvimento nacional de marca-passo e stents cardíacos.
Outra estratégia governamental adotada para fortalecer os grupos de pesquisa brasileiros foi apostar fortemente no estímulo à formação de redes de pesquisadores, integrando diferentes regiões brasileiras. Depois da Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO (2003), o MCT implementou em 9 de dezembro a Rede Bionorte da Amazônia Legal - BIONORTE.
O Conselho Diretor da BIONORTE será constituído de representantes do MCT, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), além de instituições de ensino e pesquisa, do setor empresarial da Amazônia Legal, do CNPq, da Finep, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do grupo Norte. O financiamento dos projetos será constituído a partir de recursos procedentes do MCT e dos estados integrantes da Amazônia Legal.
O mais importante: a BIONORTE terá existência garantida por seis anos, renováveis desde que seus indicadores de desempenho demonstrem resultados que lhe garantam a sustentabilidade.