quinta-feira, 9 de julho de 2009

Eládio Cruz Lima

Recebi mensagem sobre Amazonia: Há muito para se lamentar, em que recordei a obra de Eládio Cruz Lima, duplamente rara quer pelo tema enfocado, quer pela raridade de encontrá-la.
Foi com surpresa que, ao ler o comentário, identifiquei como signatária a designer gráfica e ilustradora Graça Cruz Lima. Transcrevo com destaque suas palavras:
Foi com emoção que vi que Eládio Cruz Lima ainda é lembrado... e pensar que estão acabando com a Amazônia e que os macacos ilustrados no primeiro volume de Mamíferos da Amazônia já devem estar em franca extinção!
As pranchas com as aquarelas foram doadas por nós ao Museu Goeldi e lá você pode ver os morcegos (o que seria o 2° volume) e alguns outros mamíferos (3° volume) que não foram publicados devido ao seu falecimento.

Fica então o registro e um pedido à direção do Museu Goeldi para, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, publiquem na íntegra a obra de Eládio Cruz Lima, reconhecendo-lhe no século XXI o valor intrínseco e o igual reparo ao longo exílio a que está submetida, por incompleta desde que dos prelos saiu há mais de 60 anos.


Foto: Itajaí de Albuquerque. Composição com a folha de rosto e a prancha xxvii de Op. cit.

Nenhum comentário: