Em junho de 2011 foi realizado, na cidade do Rio de Janeiro, o primeiro congresso da Health Technology Assessment International na América Latina. Foi o terceiro maior encontro já realizado pela organização que congrega técnicos com interesse em avaliação de tecnologias de saúde, superado apenas por aqueles realizados em Barcelona (Espanha, 2007) e Dublin (Irlanda, 2010). Foram inscritos mais de 1000 participantes e compareceram cerca de 50 países, representativos de todos os cinco continentes.
O evento começou a ser organizado com dois anos de antecedência e o Brasil concorreu com os EUA, mais especificamente com a prestigiadíssima Universidade John Hopkins. O tema que orientou as discussões do HTAI-2011 foi a relação estabelecida entre tecnologias de saúde, sua avaliação e a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Coube ao Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde financiar e liderar a organização desse mega-evento científico de interesse para a saúde pública.
Num fim de dia em São Conrado - chuvoso, nublado e frio -, da janela de meu apartamento no Hotel Intercontinental, sede do congresso, usei a câmera de meu iPhone 4 para fazer a foto que ilustra essa postagem. Depois a brincadeira ganhou esses efeitos obtidos com Photoshop.
Quanto ao prédio cilíndrico, à esquerda, é o extinto Hotel Nacional - um projeto do arquiteto Oscar Niemayer e de Burle Marx, que projetou os jardins. Está inabitado desde que o grupo hotelerio que o administrava faliu em 1995. Tem 35 andares e 510 apartamentos. É um dos patrimônios arquitetônicos do Rio de Janeiro que aguarda ser revitalizado.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
HTAI-2011: Um Dia Chuvoso no Rio
Assinar:
Postagens (Atom)